Como Lidar Com A Culpa

Quantas vezes você já culpou os outros pelos seus fracassos?

“Ah, se meu marido tivesse me apoiado mais”, “Ah, se minha mulher olhasse com mais calma para mim”, “Ah, se minha mãe me desse mais atenção”, “Ah, se meu amigo me chamasse menos para sair”.

Opa, tudo bem? Aqui é o Renato Torres, criador do programa “Em Paz Com A Balança” e eu ajudo as pessoas emagrecerem e mudarem a vida delas em todos os sentidos, só que quando a gente fala de emagrecimento, tem uma coisa que passa muito despercebido ao longo desse processo, que é o sentimento de culpa.

“Mas o que tem a ver sentimento de culpa, Renato? Onde você quer chegar com tudo isso?”

E é por isso que eu estou gravando esse vídeo, essa série que eu quero dizer uma série sem roteiro.

Eu quero gravar o que passar na minha mente, o que eu tiver com vontade de falar.

Vou ligar a câmera e vou falar como se fosse uma parte filosófica da minha vida, onde eu gosto muito, beleza?

Então, é muito importante que eu tenha o seu feedback, deixa um comentário aqui embaixo me dizendo o que você achou desse vídeo, se fez sentido ou não para você, se eu continuo ou não gravando. Beleza?

Posso contar com você?

Então, bora lá.

Quando a gente fala de sentimento de culpa, a gente não dá tanto valor para esse sentimento de culpa, a gente não dá muita…

Às vezes a nossa vida é…

Eu não sei se já aconteceu com você, mas você acorda, você sabe um monte de coisa que você tem para fazer naquele dia, e você acorda, aí você começa a mexer no celular, aí você fala: “não, daqui 10 minutos eu vou lá. Eu vou lá fazer o que eu tenho para fazer. 10 minutos”.

E aí você começa a mexer no celular, aí passou 10 minutos, aí você fala: “não, não, mas só mais 5 minutos e aí eu vou lá fazer o que eu tenho para fazer”, aí passou 5 minutos, quando você viu, você perdeu meia hora ali no celular e aí você não conseguiu fazer o que você tinha para fazer na parte da manhã, aí você vai falar: “não, amanhã eu faço isso aqui ou mais tarde eu faço”.

Acaba que a sua rotina começa a te engolir.

Você não tem o foco que você precisava fazer ao longo…

Para fazer as coisas que você precisava fazer ao longo do dia e você chega no final do dia com um sentimento meio estranho, um sentimento do tipo: “Cara, eu deveria estar feliz, mas parece que algo está faltando na minha vida.

E aí você fala: “não. Está aqui. Eu deixei de fazer algumas coisas, amanhã, – haha – amanhã eu vou começar a fazer tudo o que eu deixei de lado, tudo que eu procrastinei hoje”.

E aí chega amanhã, você repete esse mesmo ciclo e aí você vai começando a criar um sentimento de culpa dentro de você porque você começa a ver pessoas, principalmente no emagrecimento, você começa a ver pessoas que tem resultados, pessoas que estão com muitos resultados, pessoas que começaram depois de você a emagrecer e hoje já estão muito mais magras que você.

E aí você começa a ver aquele resultado e você vê tudo o que você está deixando de fazer e aí começa a criar um sentimento de culpa dentro de você, você começa a se culpar por tudo aquilo que você tem deixado de fazer, você começa a se culpar por tudo aquilo que você está abrindo mão, você começa a se culpar pelos erros da sua vida.

Descubra como você pode emagrecer até 30 kg em 6 meses sem ficar horas na academia, sem fazer dietas malucas e sem tomar remédios para emagrecer!

E está tudo bem porque você é responsável pela sua vida.

Só que aos poucos esse sentimento de culpa ele vai te consumindo e cada vez mais você deixa de fazer as coisas que são importantes para você por conta desse sentimento de culpa, e ele vai aumentando, como se fosse um ciclo.

Então, quanto mais eu deixo de fazer, mais sentimento de culpa eu tenho e mais eu deixo de fazer e aí ele se torna um rancor.

Ele se torna um rancor ou contra você ou contra outra pessoa.

E esse rancor te consome mais e mais e mais ainda, e aí de novo: esse rancor vira o quê? Você deixa de fazer as coisas que são mais importantes para você naquele momento e, aos poucos, aquele rancor, ele vai aumentando, e vai aumentando, e vai aumentando.

E quando você vê o resultado dos outros, ao invés de você ficar feliz, pode acontecer várias coisas, você pode sentir inveja daquela pessoa, você pode olhar o resultado daquela pessoa e falar: “putz, era para eu estar ali. Era para eu estar naquele lugar, porque se eu tivesse feito tudo o que eu tinha prometido fazer, eu estaria naquele lugar agora”.

Começa a sentir um sentimento de inveja ou, muitas vezes, um sentimento de incapacidade de comparação, você vai ver… seja emagrecimento, seja qualquer resultado na sua vida, você vai ver o resultado do outro, você vai e fala: “putz, era para eu ter emagrecido daquele jeito”.

Aí começa a sentir a incapacidade, né?

“Pô, porque eu não fiz o que eu deveria ter feito? Porque eu abri mão de tanta coisa? Porque eu deixei tanta coisa passar? Porque eu adiei tanto? Era para eu ter conseguido esses resultados”.

E você começa a se culpar mais e mais e mais daquilo.

E o que acontece quando você está com esse sentimento ruim?

Você acaba comendo. E você comendo, você engorda e aumenta ainda mais esse ciclo e você vive nesse ciclo de merda, literalmente de merda por muito tempo, você não consegue sair desse ciclo, você fica fazendo promessas e promessas e promessas e você não sai desse ciclo.

Você já passou por isso?

Naty Fitness: Como Eu Consegui Emagrecer 50 quilos

E como é que você vai começar a quebrar esse ciclo?

Primeiro: tendo clareza.

Tendo clareza do que está acontecendo na sua vida.

Perceba que você não, necessariamente, é o momento que você está vivendo, não é porque você está com dificuldade para emagrecer que você seja desfocado, que você não tenha capacidade para emagrecer, quer dizer que você está com alguma dificuldade ao longo desse processo.

Então, o primeiro passo é você ter clareza no que está acontecendo na sua vida, qual que é a sua principal dificuldade no momento, seja emagrecer, seja juntar dinheiro, seja mudar a sua vida profissional, qual que é a principal dificuldade que você está tendo nesse momento?

Primeiro, teve clareza.

O segundo passo é aprender a se perdoar e perdoar os outros.

Quantas vezes já culpou os outros pelos seus fracassos.

“Ah se meu marido tivesse me apoiado mais”, “Ah, se minha mulher olhasse com mais calma para mim”, “Ah, se minha mãe me desse mais atenção”, “Ah, se meu amigo me chamasse menos para sair”…

Então, aprenda a perdoar essas pessoas porque no fundo elas só tinham uma intenção positiva com tudo isso e é você que está pegando a coisa negativa disso tudo.

Aprenda a se perdoar pelos seus erros. Está tudo bem. Se você não conseguiu fazer hoje, você pode começar agora. Não conseguiu fazer agora, você pode começar de novo agora.

É sempre um momento para você começar a sua transformação, não precisa mais deixar para amanhã.

E como que você vai fazer um exercício prático para você fazer, para perdoar, se perdoar e perdoar os outros.

Faça uma carta escrevendo para você mesmo, se perdoando, escreva lá, é…

”Oi Renato, tudo bem? Aqui é o Renato também e eu quero conversar com você, eu quero te perdoar por tudo o que aconteceu, eu entendo que você tem essas dificuldades, que tal, ao invés da gente fazer promessas mirabolantes, a gente começar aos poucos, aprendendo a andar de novo, sendo 1% melhor a cada dia”.

Se você for fazer uma carta para perdoar o próximo, escreva lá: “Fala fulano, tudo bem?”.

Não precisa enviar essa carta para essa pessoa, então pode ser extremamente sincero, não tenha medo, não tenha pudor.

Então, escreve lá: “Fala fulano, tudo bom? Seguinte, eu queria te perdoar por algo que aconteceu em algum momento na nossa vida e eu te culpo muito por isso, eu te culpo realmente por isso e essa culpa fez com que eu tivesse ‘x’ comportamentos, fez com que eu tivesse dificuldade para juntar dinheiro, fez com que eu tivesse dificuldade para amar outra pessoa, fez com que eu tivesse dificuldade para seguir em frente na minha vida e isso me atrapalhou por muito tempo, mas eu estou aqui escrevendo para te perdoar”.

Mais que isso: perdoa essa pessoa, mas agradeça também por tudo o que ela fez por você.

E se você falar: “ela não fez nada de bom para mim”, aí que está, porque tem muita coisa boa também, então, nessa carta você vai escrever perdoando tudo o que aconteceu, tudo o que ela fez de ruim para você.

Mas, também agradeça porque por pior que tenha sido essas coisas, eu tenho certeza que você aprendeu coisas novas, por pior que tenha sido esse momento da sua vida, eu tenho certeza que aquilo te fez mais forte, aquilo te fez mais focado, aquilo te fez conquistar algo que você queria há muito tempo, aquilo te fez desenvolver algo dentro de você.

Então, responsabiliza essa pessoa pelas coisas boas também, não só pelas coisas ruins.

Faz sentido isso para você?

Começa a mudar um pouco a ótica da coisa, beleza?

E o terceiro passo para você lidar com tudo isso é ser 1% melhor.

Isso vai ser o que você vai ser o que você mais vai ouvir eu falando aqui dentro desse canal: é ser 1% melhor.

Cara, para você mudar a sua vida, você não vai conseguir mudar a sua vida da noite para o dia. A decisão de mudar a sua vida acontece da noite para o dia, mas o processo de mudança ele leva um tempo.

Então, seja sempre 1% melhor, não queira fazer promessas mirabolantes porque você sabe que você vai ter dificuldade para cumprir.

E se você não cumprir, só vai aumentar o seu sentimento de culpa e cada vez mais você vai vivendo nesse ciclo.

Descubra como você pode emagrecer até 30 kg em 6 meses sem ficar horas na academia, sem fazer dietas malucas e sem tomar remédios para emagrecer

★ Quer aprender como a Mariana perdeu 51kg em tempo recorde? Insira seu e-mail para ver o vídeo completo: https://empaz.co/u/tDTVHfbb9TQ/d ◄

Se a sua dificuldade é emagrecer e você está eternamente fazendo promessas, para de fazer promessas mirabolantes.

Se comprometa em ser 1% melhor, em fazer atividade física 3 vezes por semana, depois cortar o refrigerante, depois sei lá, cortar o chocolate e assim você vai conseguindo aos poucos diminuir esse sentimento de culpa e criar um sentimento melhor, criar um sentimento de gratidão dentro de você.

Gratidão de reconhecimento e de poder porque tem poder quem age.

Faz sentido tudo isso para você?

Eu espero que você tenha gostado desse formato novo de vídeo.

Deixa o curtir aqui embaixo. Se inscreva no canal. Compartilhe essa mensagem com outras pessoas que você acha importante, afinal de contas quando você ajuda outras pessoas, você também se ajuda.

Quando você espalha uma mensagem legal para outras pessoas, você também está se alimentando de coisa boa.

Faz sentido isso para você também? Então é isso. Se você gostou desse formato de vídeo, me deixa aqui embaixo, me deixa saber se você gostou, porque eu quero gravar mais vídeos assim, eu quero deixar a minha mente mais livre para gravar alguns conteúdos. Beleza?

Então é isso. Beijo grande no seu coração. Beijo na sua alma. Lembre-se: pega leve, menos sentimento de culpa, mais amor. Beijo. Até mais e VAMOOO!!!

Leave a Reply